Gestão de contratos e convênios é tema de oficina para servidores

Oficina para servidores contou com a presença de representantes da Caixa Econômica Federal
Assessoria de Imprensa em 08-08-2017
Gestão de contratos e convênios é tema de oficina para servidores

Servidores da Prefeitura que atuam na área de contratos e convênios passaram por uma oficina sobre o assunto nesta segunda-feira, dia 7, no auditório do Paço Municipal, com representantes da Caixa Econômica Federal (CEF). A instituição financeira trabalha para a modernização da administração tributária e da melhoria da qualidade do gasto público, o que pode contribuir para uma gestão mais eficiente, aumentando receitas e reduzindo custos dos serviços prestados.

O diretor do Departamento Relações Federativas e Internacionais, da Secretaria de Governo, Devanir Cavalcante de Lima, abriu o evento e, na sequência, o gerente regional da CEF de Santana, Rafael Campagnucci Pereira, explanou sobre as áreas de atuação nos segmentos de Modernização da Gestão, Gestão de Contratos e Convênios, Habitação e Programas Sociais, Desenvolvimento Sustentável e Financiamento à Infraestrutura, bem como de Aumento da Capacidade de Investimento.

Durante a atividade, foram apresentadas as condições atrativas oferecidas pelo Governo Federal para o financiamento de moradias nas áreas urbanas para famílias de baixa renda, em parceria com estados, municípios empresas e entidades sem fins lucrativos e de programas de transferência de renda com integração ao Programa Bolsa Família.

Detalhamentos

O foco da apresentação girou em torno de financiamentos e convênios voltados a saneamento ambiental e infraestrutura, em diversos setores como abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana, energia, mobilidade urbana e logística.

Já o gerente de filial Santana da CEF, Maurício Kamada, tratou dos contratos de repasse que transferem recursos da União aos municípios e que são destinados a investimentos de infraestrutura urbana, turística, rural, habitação e saúde, contribuindo para a qualidade de vida da população. Sobre convênios que se destinam à execução descentralizada de projetos e programas disciplinados pelos Ministérios, órgãos da administração pública direta, autarquia, empresas públicas ou entidades sem fins lucrativos.

Outro tema abordado foi o das emendas parlamentares nas áreas de esporte, mobilidade, saúde e ligadas ao Ministério de Desenvolvimento Social. A atividade foi finalizada com a apresentação de como funcionam as Parcerias Público-Privadas (PPP), definição da área de atuação e assessoramento técnico fornecido pela CEF com recursos do parceiro privado.

Participantes

Participaram do encontro o gerente regional de Santana, Rafael Campagnucci Pereira; o gerente geral da agência Guarulhos, Alexandre Rogério de Almeida Aves; o gerente de filial Santana, Maurício Kazufumi Kamada; o supervisor da filial Santana, Marcos Roberto Calamita Carvalho; o gerente de relacionamento Pessoa Jurídica Pública da agência Guarulhos; Caio Correia Gomes; e a assistente regional, Simone Rubio de Simone. 

Imagens: Sidnei Barros / PMG 

Patrocinadores

unimed.png
camara.png
rodacenter.png
vigorito.png
proguaru.png
comercialradar.png
guarucoop.png
guarulhos.png
bonsucesso.png
sincom.png
shoppingguarulho.png
ace.png
guaru_com_radar.png
coopertrans.png