Prefeitura e instituições de ensino superior se reúnem por ações conjuntas

em 11-04-2019


A secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI) recebeu as instituições de ensino superior da cidade na manhã desta quinta-feira, 11, para um café da manhã no Hotel Matiz. Participaram a UNG, UNISA, UNIP, ENIAC, Faculdades Guarulhos, Anhanguera, IFE Guarulhos, FATEC, UNIFESP, Universidade Brasil, Torricelli e São Judas. O encontro reuniu 12 das 14 universidades públicas e particulares com polo em Guarulhos. “A UNIMESP FIG não pode participar devido a conflito de agenda. mas se integrará a ação”, explica a reitoria. 


A integração entre o poder público e a academia é essencial para que Guarulhos siga sua rota de transformação. Rodrigo Barros, secretário da SDCETI, apresentou na ocasião conquistas e dificuldades enfrentadas pela gestão pública para, em seguida, conclamar as universidades a se integrarem ainda mais à cidade. “Sabemos que já existe uma boa interlocução, mas podemos dar um passo adiante, passando a atuar de forma integrada”, disse.


Durante o encontro surgiu a proposta de elaborar o Programa Qualifica Guarulhos, pelo qual as universidades poderão colaborar com a qualificação educacional e profissional dos cidadãos, oferecendo sua estrutura em horários ociosos. “Geralmente o grande fluxo de alunos ocorre pela manhã e pela noite. A tarde podemos abrir as portas das universidades. Vamos estruturar o programa”, comentaram representantes das instituições.


“Essa é uma forma de olhar para os meninos da periferia, aqueles que muitas vezes jamais terão acesso a uma universidade. Dando a eles uma oportunidade de qualificação, além do ganho social, eles passarão a ter renda, poderão ser alunos das instituições particulares, serem doutores nas públicas”, reflete Rodrigo Barros.


Continuando, o secretário apresentou projetos estratégicos que estão sendo desenvolvidos pela gestão do prefeito Guti, como o Parque Tecnológico, Centro de Inovação e Arena Multiuso, além de eventos de fomento da política pública de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, como o Experimenta Saúde e a Semana do Conhecimento. 


“Nossa gestão é atenta aos avanços tecnológicos, a transição tecnológica que está em curso.  Precisamos atuar para elevar o nível salarial e aumentar a qualidade de vida dos cidadãos, de modo que deixemos de lado a mentalidade que pensa apenas no emprego, e possamos pensar também em renda. Para isso é preciso qualificar as pessoas e as universidades são fundamentais”, comenta Barros.

Após o encontro, que foi avaliado de maneira positiva por todos os participantes, ficaram acertadas reuniões bimestrais para dar andamento prático às ações discutidas.

Patrocinadores

guarulhos.png
vigorito.png
comercialradar.png
unimed.png
coopertrans.png
proguaru.png
sincom.png
rodacenter.png
camara.png
guarucoop.png
ace.png
shoppingguarulho.png
guaru_com_radar.png
bonsucesso.png